Que Tite é o maior treinador da história do Corinthians, não há dúvidas. E que 2013 o time ficou muito abaixo do esperado, também. Um dos motivos foi a acomodação dos jogadores e a falta de exposição e de atritos por parte de Tite.
Mano voltou ao time prometendo que fará mudanças e não liga para os incômodos que pode gerar em alguns atletas. A promessa do novo técnico é modificar parte do sistema e do timte titular.
Ele sabe que isso irá causar insatisfação naqueles que perderem espaço, mas espera que isso obrigue alguns jogadores a se mexer para reconquistar a vaga e sair, finalmente, da zona de conforto. Nesse ponto, ele retoma Tite: “o campo escala”.
A estrutura defensiva do time não é problema: Mano elogiou o legado deixado por Tite em 2013. Os zagueiros, goleiros e volantes terminaram o ano em alta. A armação e o ataque, não.
As mudanças prometidas por Mano devem sutir efeitos rapidamente. O grande medo que gera na torcida é a ausência de Guerrero. O bom centroavante tem um estilo que nunca fez sucesso com Mano. Mesmo que Pato já tenha se mostrado uma péssima contratação, ele pode ganhar ainda mais oportunidades com o novo treinador, deixando o centroavante peruano no banco.
Pato já trabalhou com Mano na seleção, mas logo perdeu o posto de titular e depois parou de ser convocado.
“O Corinthians está muito bem montado como equipe de um modo geral. Mas novas maneiras de condução produzem efeitos, positivos para alguns e nem tão positivos para outros. Se você é o 9, está feliz. Se é o 19, não está tão feliz. Isso é natural”. Mano Menezes deu seu recado. É bom que os atletas comecem a recuperar a forma físita e técnica de outrora.
Tags: 2014, corinthians, Mano Menezes, treinador