Não é possível responder essa pergunta de forma fácil. Se fosse, o grupo já teria respondido. Mas podemos pensar em uma sucessão de acontecimentos que, coincidentemente ou não, antecedeu a decadência.
Muitos apontam a saída de Paulinho como o principal motivo. Mesmo sendo o melhor jogador do time, Guilherme fazia muito bem sua função até o momento da contusão. O bom volante vindo da Portuguesa não apoia nem entra na áera como o hoje jogador do Tottenham, mas marca muito bem e tem qualidade no passe.
Após a contusão de Guilherme, o meia Renato Augusto poderia fazer o papel de segundo volante, repetindo sua passagem pelo futebol alemão. Porém, o histórico de contusões e a má sorte do jogador falaram mais alto e ele precisou, também ser afastado.
Com Renato Augusto em campo, o time do Corinthians marca mais gol porque a bola chegava mais e melhor ao ataque. Sobrou Ibson para entrar em campo, que nem marca como Guilherme e nem arma como Renato Augusto.
A queda de rendimento de Danilo é outro fator sensível para o maus desempenho do time. Muito dependente de sua regularidade, o meia apresenta péssima fase e, consequentemente, o ritmo de jogo do time sofre as consequências.
O relaxamento em relação a marcação pressão sobrecarrega a defesa. O Corinthians ainda é o time que mais desarma no Brasileirão, mas graças, principalmente, a Ralf e Gil. Em 2012, o sistema ofensivo roubava quase tantas bolas quanto a defesa (essa é uma característica comum no trabalho de Tite, foi assim com o Grêmio em 2001 e com o Inter em 2008).
Acontece que a reformulação do elenco e as baixas do time privilegiaram meias e atacantes que não marcam, como Pato e Douglas.
Porém, o grande problema se dá mesmo na acomodação do time. A lua-de-mel com as conquistas de 2012 duraram muito mais do que deveria, ainda mais depois de conquistar o Paulista e a Recopa deste ano.
Com isso, o time ficou acomodadíssimo e o rendimento em campo dos jogadores caiu vertiginosamente. Emerson, por exemplo, não joga bem desde que teve seu contrato renovado. Romarinho não consegue apresentar nada convincente há algumas rodadas e até Guerrero não parece ser o mesmo jogador de ontem.
Pra piorar, Fábio Santos sofreu lesao recentemente e sobrou pro garoto Igor, ainda muito despreparado e verde, entrar numa verdadeira roubada.
Tags: corinthians, má fase