Novo (e estranho) formato do Paulistão atende demanda da Rede Globo e mantém clássicos na primeira fase

Por pressão do Bom Senso FC, coletivo de atletas que propõe algumas mudanças no calendário do futebol nacional, o formato do Campeonato Paulista de 2014 foi alterado. Uma das exigências era menos jogos anuais, mas ao mesmo tempo garantir mais jogos aos times pequenos.

Porém, a fórmula precisaria ser moldada para que os seis clássicos fossem mantidos na primeira fase do torneio. O motivo é que a Rede Globo, que tinha direito a 23 datas do Paulistão, só aceitaria baixar para 19 datas se fossem assegurados os jogos de maior audiência. Ou seja, os clássicos.

Como é impossível prever os clássicos na segunda fase, o jeito foi arrumar um regulamento que atendesse a demanda da poderosa emissora.

O campeonato será dividido em quatro grupos, com os maiores clubes como cabeça de chave. Porém, os times do mesmo grupo não se enfrentam, eles encaram apenas os adversários de outros grupos (??). O grupo é pra mostrar quais times que o seu NÃO enfrentará na primeira fase. Portanto, é vantagem estar no grupo mais forte. Entendeu?

Os cartolas nem contestaram muito, mas exigiram uma conversa e reformulação melhor para 2015. Acontece que um outro regulamento esbarrada na mesma situação: a Globo é dona de 23 datas até 2015 e exigirá, outra vez, os clássicos logo de início.

Tags: , , , ,

Deixe um comentário