Arquivo de abril de 2013

Partida de quarta marca reencontro do Martínez com o Corinthians

terça-feira, 30 de abril de 2013


Menos de seis meses separam Martínez do Corinthians. De candidato a ídolo a candidato a carrasco, o atacante reencontra o Timão na partida de quarta-feira, agora defendendo o Boca Juniors.

Segundo os jogadores do Boca, Martínez é uma espécie de “informante de luxo”, pois jogou com praticamente todos os jogadores do atual elenco do Corinthians. Quando no Timão, o argentino já tinha assumido que estava insatisfeito com poucas oportunidades.

Na Libertadores de 2012, Martínez foi destaque pelo Vélez Sarsfield mostrando muita garra e dinamismo dentro de campo e muito profissionalismo fora. Chegou ao Corinthians com grande concorrência no setor e se mostrou insatisfeito com a reserva. Acreditando que não seria muito aproveitado em 2013 e buscando voltar à Seleção Argentina, o atacante e seu pai e empresário decidiram que o melhor caminho era retornar a seu país para um novo começo.

Mas ao ser indagado se o atleta guarda mágoas do Timão, seu pai afirmou que não, que ele tem amigos no Corinthians. “Não houve mágoa alguma, ele está muito feliz no Boca, e a passagem pelo Corinthians foi uma grande experiência (…) Martínez deixou amigos no Corinthians e certamente será cumprimentado por muitos deles antes do jogo”.

O zagueiro do Corinthians, Paulo André, disse também ser amigo de Martínez e que ainda lhe deve um presente que havia prometido caso eles fossem campeões no Japão (na ocasião, Martínez fazia parte do time que viajou para o Mundial). “Espero vê-lo e falar com ele, mas espero que perca o jogo (risos). Ainda tenho de entregar uma lembrancinha para ele”. A lembrancinha é um quadro que o zagueiro pintou ilustrando as chuteiras do atacante antes companheiro e hoje adversário.

Particularmente, eu sou muito fã do futebol de Martínez e gostaria de vê-lo mais tempo com o Timão. Um jogador muito sério, cabeça no lugar e profissional. Por força da ocasião, queremos que seu time seja eliminado da Libertadores na próxima rodada, mas ainda torço para que Martínez tenha uma carreira brilhante.

Só que não amanhã.

Depois de grande apresentação, hora de pensar no Boca

segunda-feira, 29 de abril de 2013


O Corinthians foi até Campinas enfrentar a Ponte Preta pelo Campeonato Paulista e saiu com uma vitória maiúscula. Um sonoro 4 a 0 deixou o Timão pronto para enfrentar o Boca Juniors no meio da semana.

O jogo diante da Ponte estava amarrado, mas aos 30 minutos do primeiro tempo, Romarinho aproveitou um rebote do goleiro para abrir o placar. Aí sim as coisas começaram a caminhar.

Emerson ampliou em uma falha de Edson Bastos ainda no primeiro tempo.

No intervalo, o time voltou mais calmo, mas continuou impondo ritmo forte. Guerrero aproveitou um pênalti mal marcado em Emerson para ampliar o placar. Com a Ponte já entregue, deu tempo de Pato perder dois gols, mas fechar o dia com uma pintura.

O atacante que entrou no segundo tempo fez bela jogada, driblou dois zagueiros da Macaca, passou também pelo goleiro antes de finalizar para o fundo da rede. Um golaço pra não esquecer.

Agora a concentração total deve ser na partida diante do Boca Juniors La em Bombonera nessa quarta-feira. A vitória no fim de semana deixou o ambiente ameno e tranquilo para o Timão. Outra grande apresentação na Argentina fará o time voltar com uma mão na vaga, precisando decidir no Pacaembu.

Será o reencontro de Emerson com o zagueiro Caruzzo. Pra quem não se lembra, Sheik provocou o rival e até mordeu a mão do adversário. Segundo o atacante, “se for preciso” ele morde de novo. Esse é o Emerson que estamos acostumados.

Pelo Paulistão, o próximo adversário do Corinthians é o São Paulo, que enfrentou e venceu o Penapolense pelo placar de 1 a 0.

Sem Cássio, Corinthians pega a Ponte Preta no domingo

sexta-feira, 26 de abril de 2013


Como era esperado, Cássio não estará à disposição para o jogo eliminatório diante da Ponte pelo Campeonato Paulista. Ainda nada é falado sobre o primeiro jogo do mata-mata da Libertadores.

Tite já ensaiou o provável time titular de domingo. Vale lembrar que Ralf, Paulinho e Alexandre Pato não treinaram, mas existe a possibilidade de jogarem, principalmente a dupla titular de volantes.

No lugar dos volantes titulares, Tite treinou o time com Guilherme e Edenilson. A vaga que na rodada anterior era de Pato ficou com Romarinho, mas é muito provável que o atacante da Seleção fique como opção de banco.

Isso porque o esquema com três atacantes (Pato, Emerson e Guerrero) deixou o time muito exposto. Por essa razão, Tite deve optar por Romarinho jogando pelo meio de campo e auxiliando na marcação.

Para o gol, Danilo Fernandes já está confirmado.

O provável time para domingo é Danilo Fernandes; Alessandro, Gil; Paulo André e Fábio Santos; Ralf; Paulinho (mesmo que o treino contou com Guilherme e Edenilson); Danilo e Romarinho; Emerson e Guerrero.

Qual influência o resultado de domingo terá na partida diante do Boca?

quinta-feira, 25 de abril de 2013

O Corinthians enfrenta no domingo a Ponte Preta pelas quartas de final do Campeonato Paulista. Esse jogo, de caráter eliminatório, precede a partida diante do Boca Juniors pela primeira rodada do mata-mata da Libertadores. Não há dúvidas qual é a prioridade do Timão, mas será que o confronto com a Macaca pode influenciar o jogo na Argentina?

Se lembrarmos do ano passado, o Corinthians, então com a melhor campanha do Paulistão, caiu diante da Ponte Preta. Na época, o jogo do campeonato estadual também precedia a primeira partida das oitavas da Libertadores.

A derrota e a eliminação causaram a promoção de Cássio para o posto de titular no gol do Corinthians. Arriscado para o momento? Sem dúvida, mas deu certo.

Porém, não se pode contar com essa reviravolta sempre. Para o bem do Corinthians, é importante uma boa apresentação no domingo. Isso trará confiança para time e torcida e ambiente tranquilo para Tite trabalhar. A pressão vai existir, claro. Sabemos que quando se trata de Corinthians a cobrança é sempre enorme, mas um resultado expressivo ameniza a situação.

Isso não quer dizer que uma vitória no domingo acarreta necessariamente em um bom jogo diante do Boca. Nem o contrário é verdadeiro (a exemplo de 2012). É possível que Tite consiga trabalhar bem o grupo após um revés, mas é inegável que dessa forma o caminho será mais difícil.

Sem contar que gostaríamos de ver o Timão jogando bem e vencendo todos os jogos sempre. Infelizmente, isso é impossível. Se fosse preciso escolher, então, prefiro uma apresentação invejável e uma vitória maiúscula contra o Boca lá na Argentina. Com certeza, o time também.

Cássio ainda é dúvida e sente dores durante o treino

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cássio está afastado dos gramados há cerca de duas semanas por conta de uma lesão no punho. Sua recuperação parece rápida, mesmo sua presença ainda sendo dúvida para a próxima partida do Corinthians, contra a Ponte Preta.

No treina dessa manhã, ao lado dos companheiros de posição, Cássio voltou a sentir dores no punho após uma bolada na mão. O goleiro recebeu atendimento médico prontamente que constatou que foi só um “susto”. Após isso, arrancou risos e alívio dos companheiros, mas a dúvida para o próximo jogo permanece.

Curiosamente, em 2013 o goleiro Danilo Fernandes participou de mais jogos que Cássio. O goleiro titular já sofreu quatro lesões nos quatro primeiros meses do ano. Além do problema no punho, o goleiro já havia se recuperado de traumas no ombro, na coxa esquerda e no quadril.

Segundo o departamento médico, mesmo sendo dúvida para a partida do Paulistão, as chances de Cássio ficar fora das oitavas da Libertadores são mínimas. O ritmo de trabalho está cada vez mais forte. Tite só definirá o time titular para a partida de domingo na sexta-feira.

Vamos torcer pela melhora rápida do “Gigante”.

Tite diz que prioridade é ficar no Timão

terça-feira, 23 de abril de 2013


Após especulações e boatos envolvendo uma suposta sondagem da Inter de Milão, Tite falou que sua prioridade é permanecer no Corinthians e pensa em renovação.

Ao ser perguntado sobre a Internazionale, Tite disse que ninguém entrou em contato com ele ou com seu empresário. Ele afirmou que tem sim o desejo de treinar um time europeu e a Seleção Brasileira, mas quer que isso aconteça de forma natural. “Grandes trabalhos abrem muitas possibilidades. O que eu não faço é ficar forçando a barra”, afirmou.

Tite aproveitou para reforçar que sua prioridade é cumprir seu contrato e demonstrou interesse em continuar comandando o Timão. “E depois receber o convite do Corinthians para permanecer em 2014. Por que não resolver isso agora?”, concluiu.

Vale lembrar que a Inter de Milão já demonstrou interesse por Paulinho em duas oportunidades, mas o volante preferiu permanecer por aqui. Quando Tite foi perguntado se ele fosse para a Itália seria mais fácil de levar o volante, o técnico sorriu e respondeu apenas que não trabalha com hipóteses.

O treinador aproveitou para comemorar uma semana sem jogos para treinar mais e fazer ajustes táticos na equipe. Mas ainda assim afirmou que o time chegou às vésperas das decisões no estágio que ele imaginava.

Os próximos jogos do Timão já são em fase eliminatória dos torneios. O Corinthians enfrenta a Ponte pelo Campeonato Paulista e o Boca Juniors pela Libertadores.

A tabela se repete: Ponte Preta no Paulista e Boca Juniors na Libertadores

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Após o fim da primeira fase do Paulistão e com a tabela definida, o Corinthians reencontra seu algoz de 2012. Com a vitória sobre o Atlético Sorocaba no domingo, o Timão enfrentará a Ponte Preta no primeiro jogo eliminatório do campeonato estadual.

Ano passado, quando o Corinthians classificou-se em primeiro, foi derrotado e eliminado pela Macaca jogando no Pacaembu. Este ano a situação é outra: a Ponte é quem recebe o timão em Campinas.

Diante do Sorocaba, o Corinthians fazia um jogo morno e travado, até Danilo aparecer. O meia, melhor jogador em campo, fez o primeiro gol do time a participou do lance do gol de Pato.

Paulinho e Ralf também foram destaques, seguros e tranquilos. Quem não esteve bem foi o goleiro Danilo Fernandes. Logo no início do jogo ele foi enganado pelo quique da bola e só não levou um frango pra casa a porque Gil estava lá para salvar. O jovem goleiro, tido como uma grande promessa, demonstrou-se inseguro e nervoso.

Tite aproveitou a partida para testar um esquema com três atacantes. Pato, Emerson e Guerrero foram a campo e o setor ofensivo funcionou (muito por conta da boa atuação de Danilo que soube alimentar o ataque e cadenciar o time), mas o esquema não se repetirá na Libertadores. Isso porque o time fica muito exposto e perde muito de sua característica mais forte: a marcação que começa muito antes da bola chegar ao campo de defesa.

Renato Augusto é mesmo o titular e preferido de Tite com todos os méritos, mas enquanto seu retorno não acontece, o treinador deve optar por Romarinho ou Jorge Henrique mais recuados, atuando como meias. Provavelmente Pato será sacado do time, pois Emerson voltou a viver um grande momento.

A curiosidade fica pela coincidência com 2012. Ponte Preta e Boca foram adversários marcantes para o ano vitorioso do Corinthians. A Ponte eliminou o Corinthians na mesma fase do mesmo campeonato em que se reencontram este ano e o Boca… Bem, esse é inesquecível para todos os corintianos.

O volante Ralf disse que gostaria muito de “dar o troco” na Ponte. Além da eliminação no ano passado, a Macaca aprontou pra cima do Timão esse ano e foi a responsável pela primeira derrota imposta ao time desde a vitória do Mundial.

“Tem um sabor especial, até por saber da qualidade da nossa equipe. Veio a Ponte, e estamos engasgados desde o ano passado. Temos de fazer um bom jogo lá e tentar passar de fase”, afirmou Ralf, que ainda deu a receita para vencer: “Temos que chegar atropelando”. E da raça e vontade de Ralf ninguém duvida.

Vai pra cima deles, Timão!

E que venha o Boca

sexta-feira, 19 de abril de 2013

A primeira fase da Libertadores acabou apenas ontem, com muita reviravolta na classificação. O Corinthians só descobriu seu adversário ao fim do último minuto do último jogo.

Isso porque o Grêmio cedeu um empate para o Huachipato e assim deixou o Boca no caminho do Timão. Caso o tricolor gaúcho vencesse, o adversário do Corinthians seria o Newell’s Old Boys.

Corinthians e Boca reeditam a final do ano passado, quando o Timão saiu vencedor e campeão invicto. O Boca desta edição, porém, conta com um ex-jogador corintiano, Martínez. O meia-atacante estava no elenco campeão mundial de 2012 e hoje é uma das principais armas dos argentinos.

O principal jogador do Boca, porém, ainda é Riquelme. Mesmo aos 35 anos, um dos maiores jogadores da história do clube é o principal responsável por criar as jogadas e o dono das bolas paradas. Mesmo não demonstrando o preparo físico e habilidade de outrora, o camisa 10 consegue ser perigoso. Praticamente todas as jogadas do Boca passam pelos seus pés.

Pelo lado do Corinthians, o goleiro Cássio ainda não está confirmado para o primeiro confronto. Renato Augusto, infelizmente, está fora das oitavas. Tite pretende, em treinos e no jogo do Paulistão, experimentar um esquema com Emerson, Pato e Guerrero, deixando Romarinho como opção de banco.

Emerson e Romarinho são dois jogadores que guardam boas lembranças dos últimos confrontos com o Boca em 2012. Romarinho fez sua estreia na Libertadores na final dentro do temido “La Bombonera” (estádio do Boca Juniors) e, em sua primeira oportunidade, marcou o gol que empatou o jogo, deixando o Timão tranquilo para a partida no Pacaembu.

Nessa partida, foi a vez de Emerson brilhar e muito. Fez os dois gols do time, sofreu faltas, driblou, provocou o adversário e até mordeu a mão do zagueiro (literalmente).

Mesmo com campanha irregular na primeira fase, o Boca de 2013 é melhor que o time de 2012. Conta com mais jogadores experientes e tarimbados e tem seu histórico mentor de volta, o técnico Carlos Bianchi, “El Brujo”. Mas o Corinthians não parou de evoluir também. Manteve a equipe campeã e trouxe os ótimos reforços Gil, Pato e Renato Augusto (mesmo este, como já dito, fora do confronto) e ainda tem a vantagem de decidir o segundo jogo em casa.

Promete ser o melhor e mais tenso confronto das oitavas de final da Libertadores. Passando pelo Boca, o Timão encara o vencedor de Newell’s e Velez (outra partida que deve pegar fogo pela rivalidade dos clubes dentro da Argentina).

O time base do Boca é Orión; Sosa, Caruzzo, Burdisso e Clemente Rodriguez; Ledesma, Somoza, Ervitti e Riquelme; Martínez e Blandi. Treinado por Bianchi.

O Corinthians tem Cássio (ou Júlio César); Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Romarinho (ou Pato), Emerson e Guerrero. Nosso treinador é o já ídolo Tite.

E que venha o Boca!

Timão pode enfrentar rival já nas oitavas de final da Libertadores

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Hoje é o último dia de jogos da primeira fase da Copa Libertadores da América. O Corinthians já está classificado como quarta melhor campanha. Uma combinação de resultados pode colocar o Palmeiras no caminho logo na próxima rodada.

Para isso acontecer, o rival, que joga hoje, deve empatar sem gols com o Sporting Cristal em Lima. Além disso, o Libertad deve vencer o Tigres da Argentina. Dessa forma, o time paraguaio assumiria a primeira posição do Grupo 2.

Só isso não basta. Também é necessário que Grêmio e Fluminense vençam seus jogos pelo Grupo 8. Assim, o Palmeiras teria a 13ª campanha da primeira fase e enfrentaria o Corinthians já nas oitavas de final.

Qualquer outra combinação de resultado elimina a chances do clássico paulista na próxima fase. Inclusive se o Palmeiras empatar com gol hoje a noite, já não há mais chance.

O interessante dessa combinação de placares é que colocaria nada menos que três confrontos brasileiros nas oitavas de final. Ou seja, todas as equipes brasileiras se enfrentariam logo nas oitavas. Vale lembrar que o confronto entre Atlético Mineiro (melhor campanha) com o São Paulo (pior campanha dentre os classificados) já está garantido.

As chances de termos um clássico nas oitavas são mínimas, mas depois da classificação do São Paulo ontem, no Morumbi, nada mais é impossível nessa competição.

O mais provável é que o Corinthians enfrente mesmo o Newell’s Old Boys. Se o Tigres vencer o Libertad hoje a noite, no entanto, o Timão enfrenta o Boca Juniors, refazendo a final do ano passado.

De qualquer forma, o Corinthians precisa estar pronto pra qualquer confronto. Agora que o bicho vai começar a pegar mesmo.

Você tem alguma preferência de time para o Corinthians enfrentar nas oitavas?

Com choro e campanha “#FicaTite”, Emerson é o personagem da semana no Timão

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Voltando a jogar em alto nível, Emerson foi mesmo o personagem da semana no CT do Corinthians. Mostrando o bom humor e a espontaneidade habituais, o atacante falou de diversos assuntos, confessou que chorou de alegria ao saber que permanecerá no Corinthians, elogiou Tite e ainda deu tempo de tirar um sarro do São Paulo.

Tudo começou quando Emerson teve seu nome envolvido numa suposta troca por Dedé do Vasco. O time carioca teria pedido o atacante corintiano para liberar seu zagueiro.

Prontamente Emerson respondeu que sua vontade não era deixar o Corinthians, mas confessou que teve medo de uma possível negociação. Mas quando o Corinthians afirmou que não trocaria nenhum jogador, o atacante ficou aliviado e diz que até chorou de felicidade.

“O Vasco é grande demais, meu pai era vascaíno, meu irmão também é, mas a paixão pelo Corinthians é maior que qualquer coisa. Eu vi aquilo e falei: ‘P…, não é possível. Meu final aqui não pode ser assim’. Quando eu vi a posição do Corinthians chorei pra c…. Mostra o carinho que a instituição tem comigo”, afirmou Sheik, desbocado e espontâneo como sempre.

Outro assunto que movimentou sua entrevista foi uma sondagem da Inter de Milão pelo treinador Tite. O Corinthians já afirmou que pretende mantê-lo até o fim do contrato e já pensa inclusive em propor uma extensão (o contrato de Tite com o Timão acaba no fim de 2013).

Emerson logo se manifestou a favor da permanência do treinador e aproveitou para lançar a campanha “#FicaTite” publicamente. Emerson ainda garantiu que não é um pedido dele, mas de todo o grupo: “Cheguei no vestiário e vi os jogadores comentando (sobre a possível sondagem da Inter). Eu posso falar em nome do grupo: toda a galera quer que ele fique. Além dos títulos conquistados, é um cara que todo mundo conhece. É mais que um treinador para nós”, garantiu.

Porém, apesar dos boatos, não há nada de concreto em relação à procura do clube italiano e o Corinthians garantiu que nada chegou de oficial, nenhum contato foi feito.

Ainda teve tempo de alfinetar o São Paulo, que enfrenta o Atlético Mineiro e pode ficar fora da Libertadores. Em situação muito delicada, o time paulista tem que vencer o Galo, que ganhou todas as partidas até agora.

Sheik ironizou os rivais e disse que nem vai assistir ao jogo: “Eu não perderia meu precioso tempo. Certamente amanhã (quarta-feira) minha mãe deve vir para cá, vou desfrutar da companhia dela, que não vejo há muito tempo. Na verdade, se ela não viesse, eu não ia ver jogo algum também”.

E não é a primeira vez que ele alfineta os adversários. Quando soube do revés do Tricolor diante do The Strongest assim que chegou ao Brasil depois de o Corinthians enfrentar o Millonarios em Bogotá, respondeu de forma direta: “Que pena. Nós classificamos.”.

Esse é Sheik, irreverente, espontâneo, meio enrolado, mas sem dúvidas um louco no bando.