O nosso treinador está com moral pelo mundo. A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS) colocou Tite em quinto lugar no ranking de melhores treinadores de clubes em 2012.
Um dia após Vicente Del Bosque receber a Bola de Ouro da FIFA por melhor treinador do ano (por seu trabalho no comando da Seleção Espanhola), o IFFHS lança sua lista.
Liderada por José Mourinho (pela quarta vez, as outras foram em 2004, 2005 e 2010) que venceu o Campeonato Espanhol e a Supercopa da Espanha, a lista tem o treinador campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes com o Corinthians como o único brasileiro entre os dez primeiros.
Na frente de Tite ainda temos Roberto DiMatteo por seu trabalho no Chelsea (campeão da Liga dos Campeões), Diego Simeno por vencer a Liga da Europa com o Atlético de Madrid e Pep Guardiola pelo título da Copa do Rei com o Barcelona no mês em que iniciou seu “ano sabático”.
Entre nós: Tite merecia, não só pelos títulos, mas pelo trabalho feito no ano, estar à frente de Guardiola e DiMatteo. E Simeone, caso não saísse vencedor, merecia um segundo lugar no mínimo.
Além de Tite, Muricy Ramalho (Santos) e Abel Braga (Fluminense) foram citados entre os 15 primeiros do ranking da instituição alemã.
Confira os dez primeiros:
1. José Mourinho (português, Real Madrid)
2. Roberto Di Matteo (italiano, Chelsea)
3. Diego Simone (argentino, Atlético de Madri)
4. Josep Guardiola (espanhol, Barcelona)
5. Tite (brasileiro, Corinthians)
6. Jupp Heynckes (alemão, Bayern de Munique)
7. Alex Ferguson (escocês, Manchester United)
8. Jürgen Klopp (alemão, Borussia Dortmund)
9. Marcelo Bielsa (argentino, Athletic Club)
10. Roberto Mancini (italiano, Manchester City)